Operação Argos: Polícias Civil e Militar deflagram segunda fase contra o tráfico de drogas em Aparecida do Taboado

Por Maria Lúcia Fernandes 30/04/2025 - 10:58 hs
Foto: PM/PC

Na manhã desta quarta-feira (30), as forças de segurança pública de Mato Grosso do Sul deram início à segunda fase da Operação Argos, com o objetivo de combater o tráfico de drogas em Aparecida do Taboado. A ação integrada entre a Polícia Militar e a Polícia Civil cumpriu 22 mandados de busca, apreensão e prisão a partir das 6h30, tendo como alvos indivíduos suspeitos de envolvimento com o comércio ilegal de entorpecentes.

Durante a operação, foram efetuados cinco autos de prisão em flagrante e registrada uma morte decorrente de intervenção policial durante confronto com agentes do Estado. Além disso, houve apreensão de armas de fogo e substâncias entorpecentes.

Mais de 100 policiais civis e militares participaram da ofensiva. A estrutura mobilizada incluiu:

Polícia Militar: sob o comando do Coronel PM Mauro César Sales Ormay (Comando de Policiamento de Divisa – Área 2), com apoio de:

1 viatura do Batalhão de Choque

1 viatura da Polícia Militar Ambiental

1 viatura da Polícia Militar Rodoviária

3 viaturas de Três Lagoas (Tático, Canil e CPA-2)

7 viaturas de Paranaíba (Tático e Rádio Patrulha)

1 helicóptero da Polícia Militar de MS

Polícia Civil: com equipes da Perícia Criminal, Delegacia Regional de Paranaíba e de Aparecida do Taboado (comandada pelo Dr. Lúcio Fátima Barros), DENAR (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), DEFURV (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos), Garras, DECON (Delegacia do Consumidor) e DERF (Delegacia Especializada em Roubos e Furtos).

A atuação coordenada, foi determinada pelas principais lideranças da segurança pública do Estado: o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Dr. Antônio Carlos Videira; o Delegado-Geral da Polícia Civil, Dr. Lupérsio Degerone Lúcio; e o Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Dr. Jairo Carlos Mendes.

A segunda fase da Operação Argos reforça o compromisso das forças de segurança de Mato Grosso do Sul no enfrentamento direto ao crime organizado e à criminalidade nas regiões de fronteira e divisas estaduais. A operação está sendo considerada um sucesso pelas autoridades.

Por Maria Lúcia Fernandes